Tous droits réservés © NeurOreille (loi sur la propriété intellectuelle 85-660 du 3 juillet 1985). Ce produit ne peut être copié ou utilisé dans un but lucratif.
A cóclea ou caracol representa a parte auditiva do ouvido interno, localizado no osso temporal. É ao enrrolamento em espiral desta estrutura, semelhante à concha dum caracol, que está na origem do seu nome.
A cóclea comunica com o ouvido médio através de dois orifícios fechados por membranas: A janela do vestíbulo ( oval) localizada junto à base da rampa vestibular e sobre a qual se articula o estribo (ver ouvido médio) e a janela coclear ou redonda que limita a base da rampa timpânica e que serve escape de pressão.
Estrutura da cóclea
|
Da cóclea ao órgão espiral(de Corti) Por zooms sucessivos observamos:
|
|
A cóclea é constituida por 3 canalículos enrrolados em torno dum eixo ósseo, o modíolo. estes canalículos são: a rampa timpânica (3), a rampa vestibular (2) e o canal coclear (1). A rampa timpânica e a rampa vestibular estão cheias de périfnfa (azul) e comunicam entre si por um pequeno orifício localizado no àpex da cóclea e designado helicotrema. |
O canal coclear, de forma triangular, situa-se entre as rampas vestibular e timpânica e contém endolinfa (verde).Entre o canal coclear e a rampa timpânica situa-se o órgão espiral (de Corti).
Os elementos nervosos (representados a amarelo no esquema) são o gânglio espiral (coclear) (4) e nervo auditivo (5) no centro do modíolo.
Para ver os pormenores, veja abaixo o corte duma só volta da cóclea.
Nota: Para compreender corretamente o funcionamento das células ciliadas (explanado mais à frente), deve ter presente que os cílios destas células estão banhados pela endolinfa enquanto toda a restante célula é banhada pela périlinfa. No esquema acima, a estanquicidade do compartimento endolinfático, devida a "tight-junctions" ligando as diferentes células entre si, está realçada neste esquema por uma linha vermelha.
Espiral coclear: microscopia eletrónica de varrimento (MEV).
M Lenoir |
Uma cóclea de rato foi dissecada: a cápsula óssea, a estria vascular e a membrana tectória foram removidas, permitindo visualizar as três espiras da membrana basilar sobre a qual se encontra o órgão espiral (de Corti). A MEV permite observar a superfície das células ciliadas e a organização dos seus tufos de cílios. Veja, abaixo a maior ampliação, a superfície das células ciliadas da base e do àpice da cóclea (zonas delimitadas a verde) Escala: 2 mm |
Facebook Twitter Google+